Metodologias Cooperativas • Sicredi Crescer - Programa de Formação Cooperativa

Metodologias Cooperativas

Coletivizações

Voltar
"Esteja preparado para se surpreender" Harrison Owen
Coletivizações

As coletivizações são os momentos de encontro presencial e de partilha de experiências entre os participantes do Crescer, organizados, agendados e mediados pelos Reeditores, com o objetivo de apoiar e potencializar a caminhada de aprendizado dos associados. As atividades incluem o compartilhamento de informações, discussões temáticas, dinâmicas de grupo, a exploração e o reconhecimento dos saberes e das opiniões, jogos, entre outras elencadas e descritas nos Roteiros de Coletivização.

O Reeditor tem acesso prévio aos Roteiros, cabendo-lhe estudá-los atentamente para planejar a condução dos trabalhos nos grupos da sua Cooperativa. O conjunto de materiais de apoio às Coletivizações são disponibilizados em arquivos digitais, incluindo vídeos, materiais para dinâmicas de grupo, power point, etc.), e cada Reeditor organizará os kits para a aplicação em suas turmas.

Sugere-se a formação de turmas entre 20 e 30 participantes, evitando-se assim dificuldades recorrentes em grandes grupos, no que se refere à democratização do espaço para todas as vozes e ao compartilhamento dos conhecimentos, e ao mapeamento de expectativas e opiniões. A premissa é sempre favorecer e facilitar a participação e o diálogo – lembre-se disso, colega Reeditor.

Para o Percurso 1 – Contribuindo para o Crescimento Coletivo, estão definidos dois encontros de Coletivização, de 2h a 3h cada. Para o Percurso 2 – Compartilhando Decisões e Resultados, realiza-se a Coletivização em apenas um encontro, com 3h de duração.

O Reeditor poderá complementar as atividades previstas nos Roteiros, abrindo espaços de coletivização para promover o debate de questões emergentes ou trazidas pelo grupo de associados, de interesse e aplicáveis à realidade coletiva e às propostas do Crescer. Igualmente positivo é o fomento de espaços alternativos de coletivização, como as redes de contato e de relacionamento e os fóruns temáticos de discussão, não necessariamente presenciais, entre as turmas que cursam ou já cursaram o Programa Crescer.

Metodologia da Roda

As Coletivizações do Crescer orientam-se pela metodologia da Roda do Aprendizado, ddesenvolvida com base no despertar da consciência nas pessoas. Essa metodologia de educação em equipe, desenvolvida por Roberto Tranjan, estimula o uso do pensamento sistêmico, promove a visão de futuro compartilhada, expande a consciência sobre os processos de aprendizagem e de mudança, e aprimora as competências dos participantes.

A metodologia da Roda enfatiza as dinâmicas de grupo e os trabalhos em equipe, propondo o percurso de todas as etapas envolvidas no processo de aprendizagem, nos sentidos do desenvolvimento da consciência e da competência, como mostra a figura.

Os Reeditores recebem a formação na metodologia, ministrada pela Yassaka Educação Comercial, o que lhes proporciona habilitação e maior segurança para condução das Coletivizações Crescer em sua Cooperativa.